Este indicador expressa a quantidade total de estudos e pesquisas realizados, promovidos ou apoiados pelo Departamento de Entidades de Apoio e Acolhimento Atuantes em Álcool e Drogas (DEPAD), do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), com foco na atuação das Entidades de Apoio e Acolhimento (Comunidades Terapêuticas).
Estudos e Pesquisas.
De 0 até o total de estudos e pesquisas realizadas no período de referência.
Indicador público.
Planilha e publicações acadêmicas e institucionais apoiadas ou realizadas pelo MDS.
01/01/2023
Semestral.
Município, Estado e o Distrito Federal (nível nacional).
Número de estudos e pesquisas realizadas = Estudos e pesquisas concluídas no período de referência.
Departamento de Entidades de Apoio e Acolhimento Atuantes em Álcool e Drogas
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio do Departamento de Entidades de Apoio e Acolhimento Atuantes em Álcool e Drogas (DEPAD), tem promovido importantes estudos e pesquisas com foco na qualificação da política pública de acolhimento e apoio a pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas.
Dentre os principais estudos realizados, destacam-se:
Estudo sobre o perfil das Entidades de Acolhimento credenciadas pelo MDS: publicado em abril de 2024, apresenta um mapeamento detalhado do perfil institucional, da capacidade instalada e das principais características das Entidades de Apoio e Acolhimento contratadas. O estudo contribui para a compreensão do funcionamento dessas entidades, bem como para o aperfeiçoamento das ações de monitoramento e financiamento. (Leia mais)
Pesquisa sobre o monitoramento das Entidades de Apoio e Acolhimento atuantes em álcool e drogas: resultado da parceria entre o MDS e a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a pesquisa analisou metodologias e processos de monitoramento das entidades acolhedoras, com foco na qualificação do atendimento e no fortalecimento da rede de acolhimento. O estudo oferece subsídios importantes para o aprimoramento das estratégias de supervisão e avaliação das entidades contratadas. (Leia mais)
Esses estudos fortalecem a gestão baseada em evidências, qualificam o processo decisório e subsidiam o aprimoramento das políticas públicas voltadas ao acolhimento e cuidado de pessoas em situação de vulnerabilidade social associada ao uso de transtornos por uso de substâncias.
Sintaxe indisponível - memória de cálculo registrada em planilha pela área responsável.