O Índice de Vulnerabilidade das Famílias do Cadastro Único é um indicador proposto para medir vulnerabilidades das famílias inscritas no Cadastro Único.
Através de 40 indicadores, são sintetizadas 6 dimensões de vulnerabilidades. Cada um dos 40 indicadores utilizados representa uma condição de vulnerabilidade. Sempre que uma família tem uma vulnerabilidade, é colocado o valor 1. Caso contrário, o valor zero.
Para cada dimensão é calculado um índice sintético representando a proporção de valores 1 entre os indicadores. A média dos índices de cada dimensão resulta no valor do IVCAD. Assim, seu valor representa a proporção média de indicadores vulneráveis nas 6 dimensões.
O IVCAD varia entre 0 e 1 e, quanto maior a vulnerabilidade da família, mais próximo de 1 será o seu resultado.
Família
Varia entre 0 e 1
Cadastro Único
Mensal
Municipal
O indicador é resultado do cálculo da média das seguintes dimensões:
DMA/SAGICAD/MDS
Versão 1.0.3 - 18/09/2024
Os IVCAD passa a ser calculado para todas as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e para aquelas que, não sendo beneficiárias, tenham cadastro atualizado em até 2 anos e renda familiar per capita de até meio salário mínimo.
Versão 1.0.2 - 22/08/2024
Devido a um ajuste no cálculo do indicador de trabalho infantil para todos os sistemas do Cadastro Único, houve alteração no indicador "DCA1. Possui criança ou adolescente de 7 a 15 anos trabalhando" da dimensão Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes.
Versão 1.0.1 - 15/08/2024
Ajuste do cálculo dos indicadores da dimensão Disponibilidade de Recursos; o ajuste ocorreu devido a ausência de dados da folha do PBF no momento do cálculo para a referência julho/2024.
Versão 1.0.0 - 10/07/2024
Lançamento do Índice de Vulnerabilidade das Famílias do Cadastro Único (IVCAD).
O índice é contruído a partir de 6 dimensões:
- Necessidade de Cuidados (NC);
- Desenvolvimento na Primeira Infância (DPI);
- Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes (DCA);
- Trabalho e Qualificação de Adultos (TQA);
- Disponibilidade de Recursos (DR); e
- Condições Habitacionais (CH).
Cada dimensão é composta por um conjunto de indicadores que correspondem a uma situação de vulnerabilidade social em que uma família pode estar. No total são 40 indicadores.
O índice de cada dimensão é construído a partir da média dos indicadores que compõem a dimensão. O IVCAD resulta da média dos seis índices das dimensões. O IVCAD varia entre 0 e 1: quanto maior a vulnerabilidade social mais próximo de 1 será seu resultado.
O IVCAD é calculado considerando famílias com cadastro atualizado em até 2 anos e com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.
Sintaxe disponível - Acesse aqui o link da sintaxe: Sintaxe
A Ficha de Sintaxe está disponível apenas para consulta interna ao Ministério.