Caso a família possua renda familiar per capita de até R$ 218,00, recebe valor 1 para o indicador, e caso não possua, recebe valor 0.
Neste indicador é considerada para o cálculo da renda familiar per capita aquela que consta no Cadastro Único subtraída de valores recebidos pela família a título do Benefício de Prestação Continuada. Destaca-se que a renda familiar per capita que consta no Cadastro Único não possui em seu cômputo os valores recebidos a partir do Programa Bolsa Família.
Numérico
Inteiro
0=não; 1=sim
Família
Cadastro Único e Maciça
O indicador ‘Família em situação de pobreza se não considerar benefícios socioassistenciais (PBF e BPC)’ é gerado a partir das variáveis VL_RENDA_MEDIA_FAM (renda familiar per capita da família, sem PBF) e VL_RENDA_APOSENT_MEMB (valor recebido por mês de aposentadoria, aposentadoria rural, pensão ou BPC/LOAS) do Cadastro Único, da variável construída BPC_A_RETIRAR_PES, além da base de dados Maciça do BPC. Primeiramente, é construída a variável “BPC_A_RETIRAR_PES”, que terá um valor para cada membro da família, de acordo com as seguintes regras:
Ao somar o valor de BPC_A_RETIRAR_PES de todos os membros da família e dividir pela contagem dos membros da família, tem-se o valor a ser subtraído de VL_RENDA_MEDIA_FAM, e o resultado desta subtração é comparado com 218. Caso seja menor ou igual a 218, então o valor do indicador será 1. Caso contrário, será 0.
DMA/SAGICAD/MDS
Sim
Sintaxe disponível - Acesse aqui o link da sintaxe: Sintaxe
A Ficha de Sintaxe está disponível apenas para consulta interna ao Ministério.